Pré-Vestibular Santo André - PVSA - Rio de Janeiro

Quem somos

Histórico

Numa sociedade onde cada vez mais pessoas buscam o acesso ao conhecimento através de uma universidade de qualidade (e esse por sua vez torna-se cada dia mais competitivo devido à sua exigência no mercado de trabalho), seja pela quantidade de candidatos aos concursos ou pela situação em que se encontram as escolas públicas, faz-se necessário a presença de um curso que prepare o candidato para todas essas etapas garantindo-lhe sucesso no vestibular. É nesse sentido que trabalha o curso Pré Vestibular Comunitário Santo André, visando a preparação dos alunos, a formação e construção do saber de forma interdisciplinar oferecendo a estes as bases necessárias à aprovação nos concursos de acesso aos cursos de graduação das melhores universidades públicas, de modo acessível à comunidade. O pré vestibular comunitário Santo André surgiu através do ideal de democratização educacional dos coordenadores Gil Max P. Ferreira e Elisete oliveira da Conceição que já haviam participado de outros projetos comunitários no Rio de Janeiro. O espaço concedido para a realização do projeto foi uma sala, nos fundos da Igreja Santo André, em São Cristóvão, com cerca de 40 m². As carteiras e o quadro negro foram cedidas pelo diretor de um curso particular carioca. Após ampla divulgação na comunidade e contratação de professores voluntários, o curso estava pronto para dar a largada. Com uma turma de aproximadamente 60 alunos, incluindo jovens e adultos, o curso foi inaugurado em fevereiro de 2002. Infelizmente, a intensa evasão por parte dos alunos fez com que o ano letivo fosse encerrado com menos de 30 alunos. A incansável equipe do curso nunca parava: aulas todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, simulados e correções de provas de vestibulares passados. Após o término das aulas, em dezembro de 2002, enquanto os alunos esperavam os resultados do vestibular, a equipe de professores e coordenadores do curso se reunia e levantava discussões e propostas visando constantes melhorias no curso no ano que estava por começar. Uma psicóloga foi contratada em nosso curso para realizar acompanhamento com nossos alunos, procurando assim aliviar a tensão do vestibular e evitar a evasão escolar. Diversas outras medidas foram tomadas, nossa metodologia foi refeita, mas com o mesmo objetivo. Em janeiro de 2003 as universidades divulgam suas relações de calouros, e o PVCSA estava lá, mostrando na prática que serviço voluntário funciona sim, basta ter força de vontade. Tínhamos cumprido nossa missão. Nossos Alunos enfim se matriculavam na tão sonhada universidade.

Objetivos

Perfil

O Pré Vestibular comunitário Santo André é um curso de caráter e responsabilidade social, trabalhando pela inclusão social e cultural da população, visando contribuir para a democratização do ensino, fazendo sua parte não só no futuro de seus alunos e também professores – pois o curso trabalha apoiado no conceito de que a aprendizagem não está isolada, mas se desenvolve de maneira conjunta. O Pré Vestibular comunitário Santo André é um curso que atende a população de maneira democrática e direta, possibilitando à todos o acesso à cultura e ao conhecimentos gerais e específicos de cada área que o pré-vestibulando possa vir a escolher. O curso atende a alunos de diversas localidades do Rio de Janeiro - como também de outros estados do Brasil ou até de outros países - que almejam o acesso às universidades públicas. A organização do curso preza pela democracia, inclusão e integração. A inclusão social de indivíduos portadores de necessidades educativas especiais é trabalhada em conjunto entre portador, professores e demais alunos, de modo que não haja segregação por nenhuma das partes, orientando o aluno no desenvolvimento de sua aprendizagem, sempre fazendo o que está ao alcance da instituição e batalhando para que o que ainda não está ao alcance seja conquistado.

Perfil Docente

O corpo docente do Curso pré Vestibular Comunitário Santo André é composto por graduandos e graduados em universidades públicas, havendo inclusive voluntários que hoje fazem parte do corpo docente da instituição como professores e monitores, mas que já fizeram parte como alunos da mesma e obtiveram o esperado sucesso nos exames de aceso aos cursos de graduação. O trabalho do corpo docente do pré-vestibular Santo André se dá através do voluntariado, e o recrutamento desses professores muitas vezes é feito através de anúncios abertos, seja em cartazes expostos em universidades ou no site do curso, a fim de selecionar universitários ainda em formação ou já graduados, e que desejam se aperfeiçoar enquanto professores e ao mesmo tempo contribuir para uma melhoria no cenário educacional do país. Os professores contam ainda com uma carta de recomendação após o período de um ano (1 ano) na instituição, um documento de muito valor para quem deseja se estabelecer no competitivo mercado de trabalho, principalmente nos casos de graduandos em licenciaturas, que mais tarde podem vir a apresentar a carta de recomendação do Curso Pré Vestibular Santo André em outras instituições, podendo comprovar que, de fato, têm a experiência necessária a atuar profissionalmente em seu campo de formação. A equipe do PVSA tem consciência de que, muitas vezes, são os pequenos detalhes de um trabalho direcionado à educação que irão fazer toda a diferença e que podem modificar – e muito – o futuro da população brasileira, e é por isso que trabalhamos de Janeiro à Janeiro, incluindo sábados e domingos e feriados (quando necessário) em função do ideal que deu início à essa instituição: a Educação e a luta pela Democratização do Ensino.

Desempenho

A tabela 01 fornece a quantidade de alunos que iniciaram o curso, a quantidade de alunos que foram até o fim do curso, o número de aprovados e as respectivas instituições. Algumas causas apontam para o alto índice de evasão índice de evasão, em torno de 50%, a maioria dos alunos tiveram um péssimo ensino nas suas escolas de origem e tem que aprender conteúdos que ficaram faltando, seja por greves ou falta de professor, no pré vestibular. Alguns alunos são obrigados a trabalhar para ajudar financeiramente a família e a maioria dos empregos que conseguem é em lojas nos Shopping Center que fecham tarde o que dificulta estudar. Mesmo com alto índice de evasão a aprovação do Pré Vestibular Comunitário Santo André é boa fica em torno de 26% quando medida em relação aos alunos que iniciaram o curso e 54% quando comparada com os alunos que foram até o fim do curso.

Período Faixa Etária Evasão Aprovados Aprovações
Ano Anos % % %
I 29 65 18 28
II 29 43 21 27
III 28 48 22 29
IV 25 52 32 30
V 27 57 28 36
VI 28 45 24 31
VII 21 44 36 49
VIII 22 52 30 38

Acesso Rápido